
Em entrevista hoje pela manhã (19/04) à cara jornalista @rosienecarvalhoam na Band News Manaus, o Senador pelo Amazonas, Eduardo Braga (MDB), discorreu sobre o último ataque à ZFM – Zona Franca de Manaus. Após analisar a questão do IPI e o impacto nefasto do último decreto federal relacionado, lançou a pergunta ” Se não pudermos aproveitar os recursos minerais por limitação ambiental e nem contar com as indústrias da ZFM, faremos o quê ? “, não deixando antes de lembrar o perigo de nos tornarmos de volta “porto de lenha”.
A pergunta deixada pelo Senador, apesar de demonstrar um certo “engessamento” na mentalidade de possibilidades econômicas para o estado, nos reforça no que insistimos por aqui…, não podemos mais depender exclusivamente do modelo industrial da ZFM, nem desconsiderar uma exploração de recursos naturais de modo ecologicamente sustentável, tampouco depender exclusivamente da esfera governamental/representativa eleita para garantir a sobrevivência da viabilidade econômica local.
A resposta é justamente o que defendemos aquí, o fomento à uma economia verde, baseada no ecológico e no digital, o que pode incluir muita produção e serviços que não dependam tanto de infraestrutura e presença das indústrias que hoje temos instaladas no pólo. Exemplo: indústria de games online, fintechs, soluções de finanças descentralizadas, investimentos e gestão por DAO, biotecnologia, agricultura familiar moderna, turismo (presencial e virtual) entre outras tantas possibilidades de economia sustentável.
E você ? O que acha ? Comente aí…