
DAO é a abreviatura do inglês para Decentralized Autonomous Organization (Organização Autônoma Decentralizada) .
DAO, é um novo tipo de organização, com uma estrutura hierárquica não muito definida ou concentrada ( na forma de uma rede distribuida ), através da qual, por meio de participação coletiva e democrática se trabalha para atingir objetivos comuns (do interesse) de todos os participantes. As decisões são tomadas por meio de proposições de participantes e dos consensos formados por votação digital.
Uma DAO é DESCENTRALIZADA pois é uma ORGANIZAÇÃO DIGITAL, não se enquadra nas situações jurídicas comuns, além disso utiliza principalmente a tecnologia BLOCKCHAIN, CONTRATOS INTELIGENTES e Gestão e atividades remotas.
Os participantes, são sobretudo investidores financeiros na ideia do objetivo geral, mas também podem ser “desenvolvedores” ou colaboradores que contribuem voluntariamente com trabalho e tarefas necessárias para atender a missão, obtendo assim cotas de participação.
Uma DAO não necessariamente tem fins lucrativos, mas como geralmente gerencia um fundo formado a partir de cotização, doações, contrapartidas de parceiros e retorno de investimentos financeiros coletivos outros, os participantes se beneficiam diretamente da valorização de suas cotas (no caso tokens digitais de participação) com os quais eles podem, propor, votar e receber também “dividendos” proporcionais do “retorno” de investimentos, ou simplesmente negociar seus tokens a preço de mercado já que são ativos disponíveis no mercado cripto) auferindo eventualmente algum lucro.
Imagine uma “cooperativa” ou “sociedade por cotas” digital, onde todos tem interesse que o “negócio” vá para frente e valorize cada vez mais, pois todos ganham com isso. Esse é o formato que já desponta como o padrão das organizações do séc. XXI. Em outra postagem detalharemos como participar dessa revolução. Vem com a gente!
Curta, comente, siga e compartilhe